O grupo “Interpretar e Aprender” surgiu como ideia nos corredores da Universidade de São Paulo por três estudantes de História interessados em integrar diversão e aprendizagem. Apaixonados tanto por narrativas fantásticas quanto pelo ato de ensinar, estes amigos decidiram criar um grupo cujo intuito seria trabalhar, de forma prazerosa, os conteúdos escolares - e não haveria melhor maneira de fazê-lo do que utilizando o RPG, ou Role Playing Game.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Mitologia Interplanetária - Parte X


Antes de começar a ler este post leia os anteriores! A série começa aqui!

- Você foi escolhido. Escolhido para livrar o mundo da injustiça dos Deuses. O Olimpo deve cair! A era dos Deuses terminou! Morte aos deuses que utilizam a humanidade e outros seres como marionetes, protegendo-os apenas para serem adorados. A minha expulsão foi a gota d’água! O mundo será livre novamente! Libertem os titãs! Vão para Netuno e acabem com Poseidon!

Os escolhidos de Saturno para matar Netuno foram seis. Ao serem conduzidos por Caronte, o barqueiro revelou um segredo que nem o próprio Saturno tinha conhecimento: Netuno não estava em seus domínios.

Viajaram pelo espaço no barco mágico de Caronte por anos incontáveis.  Mas não estavam envelhecendo. Viajavam na velocidade da luz, às vezes até mais rápido. Caronte os levava para a borda do Universo. Onde o tudo e o nada, o nunca e o sempre são a mesma coisa. (Para criar ainda mais a ilusão de que realmente iam para os confins do universo, eles foram o primeiro grupo a jogar mas a sessão terminou logo na revelação de Caronte, e apenas terminaram de jogar a aventura por último)

Ao chegar na ilha onde Netuno observava o início e o fim do universo, os aventureiros conversam com o deus dos mares e uma proposta é feita:
- Vocês não sabem o que é viver para sempre. - diz Netuno - Ver todos os seres viverem e morrerem. Não é uma benção, e sim uma maldição. Quando meu irmão Júpiter libertou-nos da barriga de nosso pai, Saturno, conquistamos o tempo. Isso não quer dizer que somos imortais, apenas não morremos pelo tempo. Mas que vida é essa? Não quero mais tempo. Saturno deve retornar e, nós, deuses, descansar. Vocês podem acreditar em mim, e lutar contra meus iguais, contra os deuses, ou tentar me enfrentar como Plutão lhes ordenou.

Enquanto ouviam, um dos jogadores se esgueirou por trás de Netuno e tentou roubar seu tridente. Imediatamente seus ouvidos quase explodiram quando o deus gritou, como um tsumani:
- Como ousa, insolente! Esta é uma das mais poderosas armas do universo! Apenas eu sei como controlá-la. Você deve pagar com sangue por sua insolência!
Um raio brilhante saiu da ponta de seu tridente, desmaterializando a mão do personagem na mesma hora.

Diante de tal demonstração de poder, os escolhidos acatam a oferta e seguem Netuno para a guerra, sem saber se Netuno falava a verdade, ou os trairia logo que o primeiro clangor de armas soasse.

Este é o fim das aventuras! Mas, claro, não o fim da história. A guerra ainda está por vir. Será que sobraram deuses suficientes para derrotar o titã Saturno? Será que os aventureiros terão espaço nesta sangrenta batalha? Urano e Gaia conseguirão impedir o derramamento de sangue? Netuno fala a verdade? 

O desfecho será por parte dos próprios alunos. Este desfecho poderá ser produzido sob qualquer mídia que os alunos decidirem. Texto, imagem, som, multimídias, enfim, qualquer meio que o grupo prefira se expressar. 

Para sensibilizá-los e inspirá-los a contar essa batalha, exibiremos trechos da batalha final do filme Harry Potter,






mostraremos o quadro de Picasso "Guernica", 




o quadrinho "300" de Frank Miller, 




e a música "Cygnus X-1" da banda canadense Rush juntamente com a tradução da letra, mostrando que uma batalha pode ser expressa de diferentes maneiras.



Com o apertado calendário escolar, entretanto, esta atividade ficou para a última semana de aulas. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário