O grupo “Interpretar e Aprender” surgiu como ideia nos corredores da Universidade de São Paulo por três estudantes de História interessados em integrar diversão e aprendizagem. Apaixonados tanto por narrativas fantásticas quanto pelo ato de ensinar, estes amigos decidiram criar um grupo cujo intuito seria trabalhar, de forma prazerosa, os conteúdos escolares - e não haveria melhor maneira de fazê-lo do que utilizando o RPG, ou Role Playing Game.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

À(s) sombra(s) do Batman

O Batman talvez seja o herói mais simbólico do mundo DC. Um homem que, por seu esforço continuado, se alçou ao status de um ícone. Para o bem e para o mal. Alguns autores, como Alan Moore, já trataram de contar histórias que mostram o quão idêntica é a psicose do herói e de seus adversários. Outros, mais descontraídos, já fizeram deste ícone da cultura pop moderna uma personagem mais... escrachada.


Uma opção menos óbvia e, certamente, mais engraçada. Inspirado nesse vídeo amador feito por uns moleques com um videocassete e alguns microfones, um pessoal resolveu transformar isso em uma história em quadrinhos, cada página desenhada por um artista diferente. Ainda que o roteiro e as fala sejam basicamente os mesmos dos filmes. Vale a pena dar uma olhada no blog do BATIMA e ver como ficaram até agora os quadrinhos. É tudo de graça!


Agora, não apenas de brincadeiras sobrevive a lenda do Batman. No universo DC, que acaba de recomeçar do zero nas bancas brasileiras, o Batman é um estrategista exemplar e um dos poucos heróis que calcula seus atos a todo momento. Uma lenda e um homem a um só tempo.



E foi assim que um pessoal do blog Ponei Riders pensou em desenvolver fichas (para um sistema próprio para super-heróis desenvolvido pela Marvel Entertainment chamado Marvel Heroic Roleplaying) de todos os Batmen que já conhecemos. O link para as fichas está aqui. Achei a ideia ótima e o mais interessante é que dá para entender um pouco do sistema e pensar em fazer, mesmo que só para matar o tempo, as fichas de seus heróis favoritos. Eu, de minha parte, vou fazer a ficha do Monstro do Pântano hoje a noite... será que vou ter pesadelos?


Nenhum comentário:

Postar um comentário