O grupo “Interpretar e Aprender” surgiu como ideia nos corredores da Universidade de São Paulo por três estudantes de História interessados em integrar diversão e aprendizagem. Apaixonados tanto por narrativas fantásticas quanto pelo ato de ensinar, estes amigos decidiram criar um grupo cujo intuito seria trabalhar, de forma prazerosa, os conteúdos escolares - e não haveria melhor maneira de fazê-lo do que utilizando o RPG, ou Role Playing Game.

Glossário do RPG

Por várias vezes em nossos posts falamos em personagens, narrador, e outros jargões do mundo do RPG. Porém, muitos dos nossos leitores ainda não estão familiarizados com tais termos. Aqui faremos um glossário para tirar dúvidas de professores e leitores interessados em nosso projeto.

Primeiramente, cabe uma breve explicação da dinâmica de jogo do RPG de mesa. O RPG é um jogo de interpretação de personagens, é uma história contada em conjunto que pode mudar a qualquer momento. É uma narrativa sem roteiro fixo. Isso porque os jogadores influenciam tanto quanto são influenciados pelo enredo. Todo jogo inicia-se com a criação dea personagens (às vezes, quando se trata de marinheiros de primeira viagem, as fichas podem estar pré-definidas, mas essa tática limita a ligação do jogador com seu personagem.). A criação de personagens deve ser orientada pelo narrador sempre visando o bem da aventura a ser jogada. O clima da aventura já é exposto na própria criação de personagens. 

Com os personagens criados, a aventura começa. O narrador, individualmente, ou em grupo, revela onde os personagens dos jogadores se encontram, descrevendo o cenário. Como o Daniel explicou neste post. Após a explanação do narrador o jogador narra a sua própria ação, modificando o  cenário. O narrador, então, descreve o cenário novamente já levando em conta as ações dos jogadores que jogaram naquele turno. O jogo é dividido em turnos para uma melhor organização da ordem cronológica das ações, mas eles podem ser deixados de lado sempre que o narrador achar necessário para o bem da aventura. 

Os objetivos do jogo podem ser muitos. Individuais ou coletivos, e nem sempre, ao alcançar o objetivo a aventura termina, assim como quando Frodo destruiu o anel, Tolkien não terminou sua obra-prima. No RPG sempre pode haver um desafio extra, dependendo apenas da vontade do narrador e dos jogadores. Ou seja, em uma sessão, pode-se atingir o objetivo da aventura, ou vários objetivos, ou ainda, para alcançar um certo objetivo, necessitam-se de várias sessões.

Para ficar mais claro, em ordem alfabética:


Ambientação - É o local e época que a aventura ocorre. Mesmo que estes locais e tempos sejam fictícios. Por exemplo: No mundo de Westeros, antes da revolução contra o Rei-Louco (Mundo criado por George R. R. Martin em suas Crônicas de Gelo e de Fogo)

Aventura - A história a ser vivida pelos personagens dos jogadores. É criada pelo narrador, mas é constantemente modificada pelos jogadores. O narrador deve fazer com que os jogadores se sintam atraídos pela aventura, seguindo minimamente o roteiro que o narrador preparou. Uma aventura pode ter diversas durações, podem durar várias sessões.

Background - A história de um personagem anterior à história a ser vivida na aventura. 

Campanha - É uma série de aventuras em que os personagens dos jogadores continuam os mesmos e vão ganhando experiência e evoluindo.

Cenário - Assim como no teatro, o cenário é o que compõe a cena. No RPG, não se trata apenas dos aspectos físicos, mas o aspecto humano também é considerado.

Crônica - O mesmo que aventura.

Dado (Ou, abraviação, Dx) - O dado representa a aleatoriedade do mundo. Ele é associado a valores nas fichas de personagem para testar as habilidades dos personagens. Dependendo do sistema utilizado, pode-se usar dados de 4, 6, 8, 10, 12, e 20 lados. Abreviamos para D4, D6, D8, e assim por diante.

Dificuldade - Valor pré-estabelecido pelo sistema de regras, ou pelo mestre, para a rolagem de dados de um jogador, estabelecendo um sucesso ou falha na ação do personagem.

Falha crítica - Ocorre quando o jogador consegue o pior resultado possível no dado. Nestes casos, cabe ao narrador escolher uma penalidade para a ação do personagem do jogador.

Ficha de personagem - Varia de sistema para sistema. Contém informações essenciais para o jogo. Desde o nome e história, até as habilidades que o personagem é mais eficaz.

HP/PV (Healthy Points/Pontos de vida) - Significa a saúde do personagem, e varia de sistema para sistema.

Jogador - Participante de um jogo de RPG, inclue-se o narrador nesta categoria, mas seu papel no jogo é diferente.

Live-Action - É o RPG ao vivo. Em que os jogadores recriam as cenas que os personagens estão inseridos, interpretando seus próprios personagens. As regras são menos utilizadas, pois é priorizada a interpretação. Muito similar ao teatro.

Mestre - Outro nome para narrador. O ato de mestrar, é o ato de narrar, ou seja, tomar o papel de narrador no grupo de jogadores.

MMORPG (Massive Multiplayer Online Role-Playing Game) - Jogo massivo de interpretação coletivo online, ou jogos de computador inspirados nos RPG´s, jogados pela internet. O maior, em número de jogadores, no mundo é o WOW - World of Warcraft.

Mundo - O mesmo que Ambientação

Narrador - Assim como em um livro, ou filme, o narrador conduz a história. O narrador cria a aventura e faz com que a diversão seja garantida. Ele controla as forças da natureza, e os NPC´s, ou seja, tudo que o personagem de jogador não consegue controlar. Um bom narrador não limita as ações de seus jogadores, a não ser, em situações extremas, que prejudiquem a aventura.

NPC (Non-Player Character), ou Personagem não-controlado por jogador - São os coadjuvantes da história narrada, normalmente auxiliam os personagem dos jogadores a atingir objetivos, ou atrapalham, os vilões das aventuras são, normalmente, NPC´s. Os NPC´s são controlados pelo narrador.


OFF - Quando um jogador quer dizer algo que não é o que seu personagem está dizendo na aventura, ele diz "em off", como se desligasse a interpretação por um momento.

One Shot - Uma aventura que tem início, meio e fim em uma única sessão, sem que a história narrada ultrapasse o encontro dos jogadores daquela sessão.

Personagem de jogador - São os protagonistas da história narrada; criados e controlados pelos jogadores, modificam a aventura a cada turno.

RPG de mesa - Jogo de interpretação em que os jogadores se reunem ao redor de uma mesa, e interpretam seus personagens em uma aventura.

Sessão - Cada sessão de jogo é um encontro entre o grupo de jogadores. Elas podem ser únicas, ou diversas. 

Sistema - Conjunto pré-estabelecido de regras. Normalmente acompanha uma certa ambientação. Os mais famosos são: D&D, o Storyteller, GURPS, entre outros. Mais comum em formato de livros. 

Sucesso decisivo, ou crítico - É o melhor resultado possível que o jogador consegue obter em uma rolagem de dados. Cabe ao narrador narrar a melhor possibilidade na conjuntura que o personagem se encontra.

Suplemento - Livros de regras adicionais que implementam um sistema.

Teste - Uma rolagem de dados que determina o sucesso ou fracasso da ação de um personagem

Turno - o tempo necessário para a realização de uma ação pelo personagem. Serve para organizar a ordem de ações de vários personagens, principalmente em confrontos. Seu tempo não é pré-definido, e o narrador pode escolher usá-los ou não.

XP - Pontos de experiência. Varia de sistema para sistema. É utilizado quando deseja-se que o personagem evolua suas habilidades no decorrer de uma aventura. 

4 comentários:

  1. Ufa, agora comecei a entender, rsrs

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Olá! CA é o valor de classe de armadura. Em alguns sistemas, para atingir seu inimigo, você deve chegar a esse valor ao somar o dado e os bônus de seu personagem.

      Excluir