Quando tudo começou, eu sequer sabia que um dia viria a existir. Em verdade
toda a minha memória são trevas até cerca de 20 anos atrás. Nunca saberei o que
foi tudo aquilo que veio antes de mim, também jamais conceberei o legado que
deixo para muito depois do momento em que deixarei de ser eu para ser só um
monte de matéria empilhada e sem vida existir.
O tempo é uma medição matemática de uma coisa que conseguimos inferir a
existência. Deduzimos a passagem do tempo, assim como deduzimos que as
pirâmides eram elementos relevantes politicamente no antigo Egito. Verdade é
que o tempo é uma percepção, não um dado. Não é irrefutável a sua existência,
nós efabulamos sua concretude porque precisamos que seja assim. Do contrário
não conseguiríamos conceber narrativas. E todos sabemos o quão importantes são
as narrativas para os homens. Imagine que ao invés de você perceber o tempo por
nascer, crescer e morrer, você o percebesse como um instante. Tudo acontecendo
ao mesmo tempo e de uma só vez, nascer e morrer seriam equivalentes, crescer
não estaria mais relacionado com concentrar conhecimento, dor e prazer seriam
sensações muito similares, estar apaixonado e gripado também. Como será que
alguém com essa experiência agiria em vida? Como será que ele contaria uma
história? Se eu fosse assim eu ainda cometeria os mesmos erros que cometi?
O fato é que nós, humanos, não percebemos o tempo dessa maneira. Percebemo-lo
de maneira linear e sucessiva. E nessa progressão, vamos a escola, onde
ensinam-nos que os homens do passado estiveram por toda a história construindo
o mundo para esse momento em que nos encontramos agora. Como somos
pretensiosos! Pois não é bem assim. Nenhum deles e nenhum de nós temos a
precisa dimensão de como o tempo se relaciona com os homens. Tudo o que podemos
fazer é ter esperança de que nossas escolhas agora resultem em um futuro
melhor, de preferência melhor para todos.
A crítica aqui não se direciona a escola, ela é um elemento importante na
vida dos homens [como nós conhecemos a vida hoje], isso porque é nesse espaço
em que o mundo, e por consequência o universo, é sistematizado. Só depois de
entender o sistema erguido para compreendermos o mundo é que nós, os homens,
podemos fazer uma escolha ou propor escolhas que mudem de direção essa relação.
Porque, é necessário falar, entender o mundo dessa ou daquela maneira é também
relacionar-se com ele dessa ou daquela maneira.
Pois a escola ensina-nos sobre as escolhas que até hoje foram feitas e,
assim, mais facilmente podemos identificar com quais concordamos e com quais
não. E assim tudo muda e tudo continua a mesma coisa. Essa liberdade de
escolhas não vem a um preço barato, só se ganha esse tipo de desvelamento do
olhar depois de se pensar sobre os conteúdos. Só que pensar não acontece
somente quando você está concentrado e debruçado sobre um tema. Muito pelo
contrário. Não nos contam os professores de química que a conformação de uma molécula
de benzeno foi descoberta em um sonho?!
Sonhar é importante para os homens. Sonhar no sentido figurado e literal. O
RPG é uma ferramenta de diversão e estímulo para a mais poderosa ferramenta
humana, sua imaginação. Todo o mundo moderno nasceu da imaginação de homens que
viveram em nosso passado. Para o bem e para o mal, muito pouco dos confortos
contemporâneos nasceram naturalmente. O passado de toda a humanidade está a sua
volta o tempo inteiro, das colunas [replicantes] gregas que encontramos na arquitetura
neoclássica ao papel higiênico tudo o que vemos hoje é um reflexo de algo que
aconteceu no passado. Um reflexo e uma atualização.
O conceito de tempo também. Só depois da teoria quântica de Einstein podemos
conceber um tempo que não é linear, só depois dos horrores experimentados ao
longo do século XX podemos vivenciá-la. A escola é potente em dar ferramentas para a percepção desse tipo de
leitura, o RPG também é por manter sempre aberta a mente de seus jogadores para
a possibilidade do impossível. Ainda assim somente o indivíduo disposto a
pensar é capaz de identificar essas pequenas incoerências na "realidade construída"
e propor mudanças, de leitura ou reais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário