O grupo “Interpretar e Aprender” surgiu como ideia nos corredores da Universidade de São Paulo por três estudantes de História interessados em integrar diversão e aprendizagem. Apaixonados tanto por narrativas fantásticas quanto pelo ato de ensinar, estes amigos decidiram criar um grupo cujo intuito seria trabalhar, de forma prazerosa, os conteúdos escolares - e não haveria melhor maneira de fazê-lo do que utilizando o RPG, ou Role Playing Game.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Humor pode ser sério

O boom de comediantes que a internet proporcionou, e o crescimento do Stand-up comedy no Brasil, sempre importando cultura dos EUA, também atingiu o mundo de gamers e nerds assumidos. (Sim! Nós do Interpretar e Aprender temos orgulhos em sermos nerds!). O matemárico e comediante Marcos Castro, - clique aqui para visitar seu canal no youtube - partiu do universo dos games, e da cultura nerd para fazer humor. Em seu canal do youtube há várias seções, o ápice são as paródias envolvendo games.


As cantadas nerds são outro ponto alto (algumas são até difíceis de entender).




Os novos papéis das diversas mídias são amplamente discutidos por especialistas da educação, existindo até   especializações no tema. A produção de vídeos pelos alunos não é novidade. Nos finais da década de 90 eu mesmo, como aluno, tive uma experiência neste sentido, ainda com câmeras antigas. Hoje, as novas tecnologias permitem novas experiências, e é dever do professor incentivar a utilização de novas linguagens, mais próximas aos alunos, como o humor, por exemplo. O humor é essencialmente sério e pode ser utilizado  de muitas maneiras na escola moderna. Nos manuais de história e literatura é comum vermos charges, normalmente críticas políticas, econômicas e sociais. Por que não propor aos alunos que produzam humor para pensar sua realidade?

Um comentário:

  1. E olha o Zeca Baleiro falando de nerd, também!

    http://www.istoe.com.br/colunas-e-blogs/colunista/4_ZECA+BALEIRO

    ResponderExcluir