O grupo “Interpretar e Aprender” surgiu como ideia nos corredores da Universidade de São Paulo por três estudantes de História interessados em integrar diversão e aprendizagem. Apaixonados tanto por narrativas fantásticas quanto pelo ato de ensinar, estes amigos decidiram criar um grupo cujo intuito seria trabalhar, de forma prazerosa, os conteúdos escolares - e não haveria melhor maneira de fazê-lo do que utilizando o RPG, ou Role Playing Game.

terça-feira, 3 de julho de 2012

Como você usa seu tempo?

Talvez o tempo como o entendemos seja a mais influente das invenções humanas. O tempo nada mais é do que uma ferramenta que usamos para perceber a nossa mudança, do espaço físico e mental. No entanto uma geração sempre compreendeu o tempo de maneira diferente do que a geração anterior. Nos dias de hoje, no entanto, vemos uma tal diferenciação nas maneiras de ser relacionar com o tempo que cada um de nós tem para si que, o relacionamento entre três gerações (avós, pais e filhos) torna-se complexo. Não é a toa que a expressão "no tempo dos meus avós" é usada de maneira tão diversa entre essas três maturidades.
Esse vídeo comenta essa relação de maneira bem didática.



O que o vídeo não fala, mas que nós da equipe Interpretar e Aprender propomos enquanto reflexão, é de como a relação entre os jovens e os jogos nem sempre criam circunstâncias de isolamento social. A virtualização das relações sociais hoje é um dado concreto. Estamos diante de pelo menos duas gerações que desdobram importante parte de suas relações sociais em meios virtuais e que se utilizam da internet regularmente para realizar trocas e conversas. Não só isso, mas os jogos virtuais atualmente desenhados para um modo multiplayer também aceleram esse tipo de interação. Pessoas se conhecem e criam laços todos os dias nesses novos espaços ainda pouco pensados mas muito trabalhados pelas e para as gerações mais novas.

A interação humana, cada vez mais, passa também por campos virtuais e com ela devemos pensar caminhos e relações temporais novas sobre aquilo que estamos promovendo. Jogos são espaços em que as regras equlizam todos os participantes, independente de idade, sexo, credo ou orientação sexual, porém sua virtualidade não passa apenas por uma criação de computação grafica. O RPG, Role-Playing Game, também acontece em um espaço virtual, a imaginação dos jogadores. Sua principal diferença desses espaços informatizados se dá pela necessária interação social dentro e fora do jogo. Algo que alguns jogos conseguiram desenvolver parcialmente, os RPG On-line, também conhecidos como MMO - Massive Multi-player On-line role-playing games.

O que estamos propondo com nosso grupo é pensar esses espaços, na internet e em nossas experiencias, para conseguirmos construir a partir deles um espaço de trocas em todos os sentidos da vida, das experiências - frustantes ou agradáveis - aos conhecimentos técnicos que imperam na interpretação da leitura de um caderno de Ecônomia ou Cultura em qualquer jornal.

3 comentários: