O grupo “Interpretar e Aprender” surgiu como ideia nos corredores da Universidade de São Paulo por três estudantes de História interessados em integrar diversão e aprendizagem. Apaixonados tanto por narrativas fantásticas quanto pelo ato de ensinar, estes amigos decidiram criar um grupo cujo intuito seria trabalhar, de forma prazerosa, os conteúdos escolares - e não haveria melhor maneira de fazê-lo do que utilizando o RPG, ou Role Playing Game.

sábado, 27 de junho de 2015

Em si no outro

Há algum tempo meu amigo (e ex-capitão) Davi Moreno comentou de um projeto belíssimo: o Em si no outro.

A ideia é trabalhar a alteridade que tanto nos é cara hoje em dia.

"um projeto educativo para jovens e adultos e que tem como princípio assumir a importância do que o outro tem para ensinar em nossa vida."

Com profissionais capacitados, o coletivo propõe um Estudo do meio espetacular: uma visita à Auschwitz, na Polônia, palco de um dos maiores massacres da história da humanidade, quando milhões de pessoas foram condenadas a um crime que não cometeram, e uma passagem pela capital italiana, por onde diversas culturas passaram ao longo de tanto tempo.



Logo nos vem à mente: é preciso ir até lá para pensarmos nisso?! Não, o coletivo também trabalha as questões no local que os alunos vivem: a própria cidade. Os jovens são convidados a uma experiência múltipla, inclusive culinária, para perceber que sem o outro não se vive.


Esse projeto está aqui para exemplificar a pergunta que me veio à cabeça durante duas experiências de Estudo do meio nessas últimas semanas, em que visitei com alunos do sétimo ano diversos templos em São Paulo. Claro que não cobrimos todas as religiões, mesmo porque o foco eram as nascidas no contexto medieval (considerando que a Reforma Protestante é resultado, ou reação, a um movimento iniciado na Idade Média). A questão aqui é o pedido para que os alunos percebam as suas sensações nesses templos. Nesse tipo de aprendizagem a vivência no mundo é o que importa.

Mas essa vivência é possível dentro da escola?

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