O grupo “Interpretar e Aprender” surgiu como ideia nos corredores da Universidade de São Paulo por três estudantes de História interessados em integrar diversão e aprendizagem. Apaixonados tanto por narrativas fantásticas quanto pelo ato de ensinar, estes amigos decidiram criar um grupo cujo intuito seria trabalhar, de forma prazerosa, os conteúdos escolares - e não haveria melhor maneira de fazê-lo do que utilizando o RPG, ou Role Playing Game.

terça-feira, 30 de abril de 2013

Agenda cheia? Mil compromissos? Tá difícil de se reunir? Roll20!

Minha relação com o RPG sempre esteve muito próxima da minha relação com tecnologia. Dos meus doze aos quatorze anos, quando eu não jogava fisicamente com amigos da rua, jogava por e-mails, nos antigos PBeMs (Played By e-Mail). Conheci muita gente boa por ali, aprendi a escrever e narrar com eles (muito embora só tenha aprendido a usar crases com meu orientador...) e até hoje sinto saudades dos eventuais chats que fazíamos ou mesmo da ansiedade de se receber a próxima mensagem do mestre avançando a campanha.

Depois, os PBeMs foram morrendo, meu grupo de jogo na rua foi deixando de lado o RPG para passarmos a atividades mais típicas e menos imaginativas (até começamos uma banda!). Voltei a arranjar um grupo na escola técnica em que estudei, com amigos que carrego comigo até hoje. Parte deles continuou a jogar comigo por anos. Vez por outra, quando não podíamos nos encontrar, jogávamos por chats, que ajudava e era divertido, mas que não se comparava à jogatina física.

A última vez em que mestrei um jogo foi no final do ano passado. Desde então, eu e meus amigos não temos conseguido marcar novamente, sempre temos alguma coisa. As nossas vidas têm ficado mais corrida, mais cheias de responsabilidades - e mesmo a distância física também é maior agora. Descobri, contudo, algo que pode nos ajudar - e ajudar a muitos outros grupos por aí. Eu sei que tem bastante gente (bem, não bastante bastante, mas bastante entre os poucos que jogam on-line) que usa o Skype com esse propósito, mas o fantástico site roll20 oferece muitos, mas muitos recursos mesmo. Sem mais delongas, fica aqui um vídeo para que vocês mesmos julguem.


Quem quiser aprender a usar melhor, tem um monte de tutoriais no youtube. Só com alguns conhecimentos básicos, contudo, já se pode realizar uma campanha legal - especialmente se você ou o seu grupo não se importarem tanto com "tabuleiros" e usarem as partes gráficas mais como referência. Enfim, escrevam aí o que acharam! Abração!

Um comentário: