O grupo “Interpretar e Aprender” surgiu como ideia nos corredores da Universidade de São Paulo por três estudantes de História interessados em integrar diversão e aprendizagem. Apaixonados tanto por narrativas fantásticas quanto pelo ato de ensinar, estes amigos decidiram criar um grupo cujo intuito seria trabalhar, de forma prazerosa, os conteúdos escolares - e não haveria melhor maneira de fazê-lo do que utilizando o RPG, ou Role Playing Game.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Fanfics: uma ferramenta para escrita

Qual leitor da série Harry Potter nunca sonhou em receber a carta convocatória para a escola de magia e bruxaria de Hogwarts aos onze anos? Ou beber uma cerveja amanteigada em Hogsmeade no inverno?  J.K. Rowling termina sua saga no sétimo livro, mas como todo mundo fantástico, as personagens, lugares e aventuras deixam uma pulga atrás da orelha do leitor. O que acontece após o fim da aventura? Ou quais outros caminhos podem ser descobertos pelas personagens? A internet, mais uma vez, se torna palco da produção autônoma e amadora de histórias.
Fanfic, ou seu termo em inglês fanfiction, são histórias criadas por fãs baseado em animes,sériesmangáslivrosfilmes ou história em quadrinhos. - De acodro com o Animespirit
As fanfics se tornam cada vez mais populares entre os adolescentes, principalmente entre os que apreciam a cultura japonesa de animes e mangás (Desenhos animados e quadrinhos japoneses). Porém, esta nova prática extrapola este público. Um aluno meu, estudante do colégio I. L. Peretz em São Paulo, Gabriel Salm, me apresentou à sua história. O autor conta a história de um trouxa (não-bruxo) londrino que se descobre parte de um profecia bruxa envolvendo o próprio Harry Potter e seus filhos. A história se passa após a batalha do final do livro de Rowling, o filho de Voldemort almeja seguir os passos do pai. É extremamente clara a melhora na escrita, aprofundamento de personagens, narrativa e ambientação do Gabriel nos três meses e catorze capítulos de sua história.

Os mundos fantásticos como o de Harry Potter, de Star Wars, a Terra-média de JRR Tolkien, Nárnia, ou o país das maravilhas de Alice não são os únicos palcos de histórias. Clássicos como Orgulho e Preconceito e A Marca de uma Lágrima, ou ainda filmes, séries de TV, e até jogos eletrônicos, também são explorados no site Animespirit. Os sites especializados possuem outra característica riquíssima para a evolução do adolescente como escritor: eles funcionam como uma rede social, ou seja, há uma troca de experiência entre os usuários, que comentam e criticam várias vezes os textos de outros usuários, sendo avaliados por seus pares, o escritor sente-se muito mais à vontade para trabalhar em busca de melhoras, diferente da avaliação do professor, que está acostumado.

Tais sites e fóruns, então, podem tornar-se uma poderosa ferramenta para a melhora da escrita de alunos do ensino médio, e das séries mais avançadas do fundamental. Ela cria o prazer por escrever e, se bem trabalhada, aproxima o aluno da leitura dos clássicos, o que não ocorre, por exemplo, na leitura obrigatória para os vestibulares.

Para conferir a história do Gabriel clique aqui.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo trabalho!
    Para amar a escola e/ou a aprendizagem, tudo precisa ter um sentido especial para o aluno, nada melhor do que adicionar sonho e fantasia ao ensino!

    ResponderExcluir