Qual leitor da série Harry
Potter nunca sonhou em receber a carta convocatória para a escola de magia
e bruxaria de Hogwarts aos onze anos?
Ou beber uma cerveja amanteigada em Hogsmeade
no inverno? J.K. Rowling termina sua
saga no sétimo livro, mas como todo mundo fantástico, as personagens, lugares e
aventuras deixam uma pulga atrás da orelha do leitor. O que acontece após o fim
da aventura? Ou quais outros caminhos podem ser descobertos pelas personagens?
A internet, mais uma vez, se torna palco da produção autônoma e amadora de
histórias.
Fanfic, ou seu termo em inglês fanfiction, são histórias criadas por fãs baseado em animes,séries, mangás, livros, filmes ou história em quadrinhos. - De acodro com o Animespirit
As fanfics se tornam cada vez mais populares
entre os adolescentes, principalmente entre os que apreciam a cultura japonesa
de animes e mangás (Desenhos animados e quadrinhos japoneses). Porém, esta nova
prática extrapola este público. Um aluno meu, estudante do colégio I. L. Peretz
em São Paulo, Gabriel Salm, me apresentou à sua história. O autor conta a
história de um trouxa (não-bruxo)
londrino que se descobre parte de um profecia bruxa envolvendo o próprio Harry
Potter e seus filhos. A história se passa após a batalha do final do livro de
Rowling, o filho de Voldemort almeja seguir os passos do pai. É extremamente
clara a melhora na escrita, aprofundamento de personagens, narrativa e
ambientação do Gabriel nos três meses e catorze capítulos de sua história.
Os mundos
fantásticos como o de Harry Potter, de Star Wars, a Terra-média de JRR Tolkien,
Nárnia, ou o país das maravilhas de Alice não são os únicos palcos de
histórias. Clássicos como Orgulho e Preconceito e A Marca de uma Lágrima, ou
ainda filmes, séries de TV, e até jogos eletrônicos, também são explorados no
site Animespirit. Os sites especializados possuem outra característica
riquíssima para a evolução do adolescente como escritor: eles funcionam como
uma rede social, ou seja, há uma troca de experiência entre os usuários, que
comentam e criticam várias vezes os textos de outros usuários, sendo avaliados
por seus pares, o escritor sente-se muito mais à vontade para trabalhar em
busca de melhoras, diferente da avaliação do professor, que está acostumado.
Tais sites
e fóruns, então, podem tornar-se uma poderosa ferramenta para a melhora da
escrita de alunos do ensino médio, e das séries mais avançadas do fundamental. Ela
cria o prazer por escrever e, se bem trabalhada, aproxima o aluno da leitura dos
clássicos, o que não ocorre, por exemplo, na leitura obrigatória para os
vestibulares.
Para conferir a história do Gabriel clique aqui.
Parabéns pelo trabalho!
ResponderExcluirPara amar a escola e/ou a aprendizagem, tudo precisa ter um sentido especial para o aluno, nada melhor do que adicionar sonho e fantasia ao ensino!