O grupo “Interpretar e Aprender” surgiu como ideia nos corredores da Universidade de São Paulo por três estudantes de História interessados em integrar diversão e aprendizagem. Apaixonados tanto por narrativas fantásticas quanto pelo ato de ensinar, estes amigos decidiram criar um grupo cujo intuito seria trabalhar, de forma prazerosa, os conteúdos escolares - e não haveria melhor maneira de fazê-lo do que utilizando o RPG, ou Role Playing Game.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Devir

Desde 1993 acontecia, em São Paulo, o Encontro Internacional de RPG. Bancado pela editora especializada Devir, o encontro era de suma importância para a comunidade paulista de jogadores Infelizmente, a Devir mudou sua  postura quanto ao RPG, deixando de incentivar tais eventos desde 2007.  Tais encontros apresentavam o RPG para iniciantes de uma maneira lúdica pois utilizavam narradores especializados, e colocava em contato jogadores mais experientes, quase sempre acrescentando relações benéficas para grupos inteiros que já jogavam constantemente. Em 2005 compareci ao Mart Center, na zona norte de São Paulo, sem muitas pretensões. Era a segunda vez que ia ao encontro. Deste vez, porém, não sabia que mudaria minha vida. 

O evento corria como sempre, muitas mesas de RPG de mesa, cardgames e jogos de tabuleiro, muitos cosplays (pessoas que se vestem como personagens de filmes, desenhos animados, quadrinhos etc), muitas novidades, seja de editoras grandes como a Devir, seja autores independentes, e algumas palestras (nem sempre interessantes, como eu achava). Naquele evento, entretanto, havia uma palestra voltada ao uso do RPG na educação. Era meu primeiro contato com este vínculo que tanto viria a estudar. A professora contava sua experiência com a criação de personagens para RPG com os alunos e quão rica era essa experiência.

Outro evento que perdeu força sem a participação da editora até seu fim prematuro foi o simpósio de RPG e Educação. Pelo menos os Anais do I Simpósio de RPG e Educação está disponível em lojas especializadas como a Moonshadows, e com sorte pode ser encontrado em grandes livrarias.

A Devir, no entanto, continua sendo a mais importante editora brasileira especializada em RPG e quadrinhos, traduzindo grande parte dos livros de RPG mais conhecidos. E mesmo sem investir em grandes eventos continua incentivando a prática do RPG apoiando iniciativas como esta:



Junto à Devir, agora existe a loja especializada Terramédia, sempre promovendo mesas de RPG e campeonatos de Magic: The Gathering, e torneios de miniaturas. Para acompanhar o que acontece, siga-as no twitter, @DEVIR_LIVRARIA, e @lojaterramedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário