O grupo “Interpretar e Aprender” surgiu como ideia nos corredores da Universidade de São Paulo por três estudantes de História interessados em integrar diversão e aprendizagem. Apaixonados tanto por narrativas fantásticas quanto pelo ato de ensinar, estes amigos decidiram criar um grupo cujo intuito seria trabalhar, de forma prazerosa, os conteúdos escolares - e não haveria melhor maneira de fazê-lo do que utilizando o RPG, ou Role Playing Game.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Jogando offline

Hoje o Interpretar e Aprender vem dar uma dica sobre jogos de tabuleiro. Na verdade, viemos recomendar o canal do youtube Jogando Offline. O canal produz vídeos-resenha de jogos de tabuleiros tradicionais ao redor do mundo.



Os jogos de tabuleiro existem há muito tempo (aqui vocês encontram alguns dos mais antigos), mas somente após a década de 60 a produção em massa expandiu o mercado ao mundo todo.


O episódio 02 trata do jogo Colonizadores de Catan, ou na versão portuguesa: Descobridores de Catan.
Assistam ao vídeo que será melhor que qualquer explicação escrita. Este episódio é especial para nós do Interpretar e Aprender pois somos fãs de carteirinha do jogo, mantendo até um placar anual (Eu ganhei esse ano!)

Uma versão mais antiga do jogo.



O jogo é um prato cheio para professores de história, geografia e ciências, pois trata de assuntos econômicos (produção, distribuição e consumo de recursos naturais) ainda muito atuais. Joguei com o oitavo ano em 2012 para pensar alguns conceitos de produção e consumo como a diferença entre bens e mercadorias e valor de troca X valor de uso. Para um tratamento mais sustentável do tema, pode-se jogar duas vezes, mas, na segunda vez, os recursos utilizados não estariam disponíveis novamente. Os alunos conseguiriam perceber a importância de se preservar os recursos rapidamente.


3 comentários:

  1. Fala Sleep, tudo certo?

    Existe uma expansão de Catan gratuita que adiciona o petróleo e trás questões sobre sustentabilidade ao jogo. É muito interessante para uso em escolas.
    Segue o link: http://www.oilsprings.catan.com/
    Lá tem vídeo de como jogar, link para as regras e os componentes para print & play. Espero que vc goste.
    Abs
    Pena

    ResponderExcluir
  2. Pala Peninha! Beleza?
    Que honra o astro do canal comentando aqui no blog, haha!
    Vou dar uma olhada nessa expansão! Parece bem interessante!
    Comentei com o Paiola, juntamos dois tabuleiros outro dia e jogamos em 3 duplas com algumas regras diferentes, foi mucho louco.
    Dá um like na página do face pra vc acompanhar nosso projeto também!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Opa, a honra é minha, parabéns pela iniciativa.
    Já curti a página. Se precisar de alguma ajuda é só chamar.

    abs

    ResponderExcluir