O grupo “Interpretar e Aprender” surgiu como ideia nos corredores da Universidade de São Paulo por três estudantes de História interessados em integrar diversão e aprendizagem. Apaixonados tanto por narrativas fantásticas quanto pelo ato de ensinar, estes amigos decidiram criar um grupo cujo intuito seria trabalhar, de forma prazerosa, os conteúdos escolares - e não haveria melhor maneira de fazê-lo do que utilizando o RPG, ou Role Playing Game.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Todo o passado no presente

Quando tudo começou, eu sequer sabia que um dia viria a existir. Em verdade toda a minha memória são trevas até cerca de 20 anos atrás. Nunca saberei o que foi tudo aquilo que veio antes de mim, também jamais conceberei o legado que deixo para muito depois do momento em que deixarei de ser eu para ser só um monte de matéria empilhada e sem vida existir.
O tempo é uma medição matemática de uma coisa que conseguimos inferir a existência. Deduzimos a passagem do tempo, assim como deduzimos que as pirâmides eram elementos relevantes politicamente no antigo Egito. Verdade é que o tempo é uma percepção, não um dado. Não é irrefutável a sua existência, nós efabulamos sua concretude porque precisamos que seja assim. Do contrário não conseguiríamos conceber narrativas. E todos sabemos o quão importantes são as narrativas para os homens. Imagine que ao invés de você perceber o tempo por nascer, crescer e morrer, você o percebesse como um instante. Tudo acontecendo ao mesmo tempo e de uma só vez, nascer e morrer seriam equivalentes, crescer não estaria mais relacionado com concentrar conhecimento, dor e prazer seriam sensações muito similares, estar apaixonado e gripado também. Como será que alguém com essa experiência agiria em vida? Como será que ele contaria uma história? Se eu fosse assim eu ainda cometeria os mesmos erros que cometi?
O fato é que nós, humanos, não percebemos o tempo dessa maneira. Percebemo-lo de maneira linear e sucessiva. E nessa progressão, vamos a escola, onde ensinam-nos que os homens do passado estiveram por toda a história construindo o mundo para esse momento em que nos encontramos agora. Como somos pretensiosos! Pois não é bem assim. Nenhum deles e nenhum de nós temos a precisa dimensão de como o tempo se relaciona com os homens. Tudo o que podemos fazer é ter esperança de que nossas escolhas agora resultem em um futuro melhor, de preferência melhor para todos.
A crítica aqui não se direciona a escola, ela é um elemento importante na vida dos homens [como nós conhecemos a vida hoje], isso porque é nesse espaço em que o mundo, e por consequência o universo, é sistematizado. Só depois de entender o sistema erguido para compreendermos o mundo é que nós, os homens, podemos fazer uma escolha ou propor escolhas que mudem de direção essa relação. Porque, é necessário falar, entender o mundo dessa ou daquela maneira é também relacionar-se com ele dessa ou daquela maneira.
Pois a escola ensina-nos sobre as escolhas que até hoje foram feitas e, assim, mais facilmente podemos identificar com quais concordamos e com quais não. E assim tudo muda e tudo continua a mesma coisa. Essa liberdade de escolhas não vem a um preço barato, só se ganha esse tipo de desvelamento do olhar depois de se pensar sobre os conteúdos. Só que pensar não acontece somente quando você está concentrado e debruçado sobre um tema. Muito pelo contrário. Não nos contam os professores de química que a conformação de uma molécula de benzeno foi descoberta em um sonho?!
Sonhar é importante para os homens. Sonhar no sentido figurado e literal. O RPG é uma ferramenta de diversão e estímulo para a mais poderosa ferramenta humana, sua imaginação. Todo o mundo moderno nasceu da imaginação de homens que viveram em nosso passado. Para o bem e para o mal, muito pouco dos confortos contemporâneos nasceram naturalmente. O passado de toda a humanidade está a sua volta o tempo inteiro, das colunas [replicantes] gregas que encontramos na arquitetura neoclássica ao papel higiênico tudo o que vemos hoje é um reflexo de algo que aconteceu no passado. Um reflexo e uma atualização.
O conceito de tempo também. Só depois da teoria quântica de Einstein podemos conceber um tempo que não é linear, só depois dos horrores experimentados ao longo do século XX podemos vivenciá-la. A escola é potente em dar ferramentas para a percepção desse tipo de leitura, o RPG também é por manter sempre aberta a mente de seus jogadores para a possibilidade do impossível. Ainda assim somente o indivíduo disposto a pensar é capaz de identificar essas pequenas incoerências na "realidade construída" e propor mudanças, de leitura ou reais.

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