O grupo “Interpretar e Aprender” surgiu como ideia nos corredores da Universidade de São Paulo por três estudantes de História interessados em integrar diversão e aprendizagem. Apaixonados tanto por narrativas fantásticas quanto pelo ato de ensinar, estes amigos decidiram criar um grupo cujo intuito seria trabalhar, de forma prazerosa, os conteúdos escolares - e não haveria melhor maneira de fazê-lo do que utilizando o RPG, ou Role Playing Game.

domingo, 30 de dezembro de 2012

Poeira de estrelas...


Stardust é um livro de Neil Gaiman que conta a história de Tristan Thorn, um rapaz que trabalha como balconista e pensa amar a jovem Victoria. Ambos moram na vila de Muralha, uma cidadela que guarda o segredo de um muro que divisa o mundo dos homens do reino de Stormhold. Para conseguir o coração de sua amada, Tristan inicia uma jornada para provar que não é um balconista e sim alguém que trabalha como tal. A jornada o levará até uma estrela cadente e de volta a muralha, onde ele finalmente conseguirá a mão de sua amada em casamento.

Todo herói trilha um longo caminho antes de se tornar algo além de um homem, um símbolo. O fio do destino de Tristan o levará até a estrela Yvaine, o bucaneiro coletor de raios Capitão Shakespeare e sua mãe, a única [e desaparecida] filha do moribundo rei de Stormhold. Se entrelaçando em uma trama palaciana a respeito da sucessão do trono, uma busca maligna da rainha das bruxas e a descoberto do verdadeiro amor.

A história é contada por um dos melhores narradores vivos e em atividade, Neil Gaiman. Um homem que dedicou sua vida e sua carreira para falar de coisas inauditas aos ouvidos acostumados a só entender sobre o que conseguem ver, um contador de histórias que trabalha a potência e importância da imaginação.

Stardust é uma fábula moderna que nos diz que o amor verdadeiro só pode existir em um mundo onde a magia não morreu, em um outro mundo de homens. É um conto inocente sobre a caminhada que trilhamos para dentro e fora do mundo em nossas infinitas jornadas ao reino da imaginação, aquele que não conhece limites. Pois só em um universo sem limites o amor pode se dar, só em um reino cheio de magia os heróis podem existir e apenas no olhar que não busca a maldade cada um de nós pode brilhar como estrelas, guiados pelo amor e pela bondade.

Desistir é sempre uma opção, esquecer-se da bondade humana e trabalhar para um bem que não é só maior, é mais fácil. Mas são narradores como Gaiman - que escrevem quadrinhos, filmes e jogam videogames e RPGs de mesa - que estão carregando a responsabilidade de expandir nosso mundo. Pessoas garantindo que a vida é maior do que as picuinhas do dia-a-dia. Somos todos contadores de histórias falando de nossas vidas e - quem sabe - de muito mais. Pois Gaiman talvez seja um bom guia depois que atravessarmos a muralha.

Boa jornada por essas novas pradarias em 2013... muito tudo para todos nós!!

Um comentário: